ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO SOBRE OS TRANSPORTES NO BRASIL
-
Objetivo: Entender a organização espacial dos transportes no Brasil, prioritariamente nos séculos XIX, XX e XXI com a intenção de refletir sobre a integração do território brasileiro;
-
O trabalho será desenvolvido inteiramente a distância no portal do colégio; Os grupos devem evitar reuniões presenciais. Qualquer dificuldade deverá ser comunicada pelos coordenadores ao professor dentro do ambiente virtual, preferencialmente. Para isto cada grupo terá um fórum específico para discutir sobre o trabalho. O produto final também será publicado no portal. Os sistemas de transportes a serem analisados são: Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário e Aeroviário.
- Formação dos grupos: A classe será dividida em 4 grupos. Cada grupo terá uma dupla de coordenadores com as seguintes tarefas:
- Organizar o cronograma do trabalho com uma lista de tarefas,
- Estimular a participação de todos os integrantes,
- Observar se todo o roteiro esta sendo cumprido.
- Os sistemas serão sorteados.
- O produto final será uma apresentação em PPT de no máximo 12 slides e cada grupo deverá seguir o roteiro abaixo:
- Uma introdução sobre os transportes no Brasil, destacando uma visão geral da organização do território brasileiro;
- Uma visão histórica destacando os momentos marcantes do sistema de transportes do grupo;
- Escolher mapas de modalidades diferentes, no mínimo duas, que retratem a organização espacial do sistema do grupo; Fazer uma análise do fenômeno geográfico retratado nos mapas;
- Cada apresentação deverá conter um gráfico ou tabela ;
- O grupo deverá explicitar o papel do Estado, como o Governo Federal atua em cada sistema de transporte
- Explicar como ocorreu a privatização;
- Fazer um quadro comparativo explicitando as vantagens e desvantagens do sistema de transporte;
- Escolher imagens que retratem a situação atual do sistema;
- Fazer uma conclusão respondendo a seguinte questão: Como o sistema de transporte do seu grupo contribuiu para a integração do território brasileiro.
- Vídeos, desenhos e animações em flash estão liberados para ampliar e incrementar o trabalho do grupo.
- Não esquecer de citar as fontes impressas e da internet;
- As referências de pesquisa são o geogiba, livros da biblioteca e arquivos que estarão a disposição dos grupos.