Você e seu grupo produzirão
uma parte da radionovela de sua turma.
Esta deverá ser gravada em CD ou pendrive, deverá
ter duração de 5 a 7 minutos e será apresentada
para sua turma no dia 24 e 25 de março.
Para a avaliação da qualidade da radionovela, durante
a audição em classe, serão considerados:
- a clareza do som e a precisão da
adaptação do romance;
- a interpretação das falas
adequada à caracterização dos personagens;
- o uso de trilhas e efeitos sonoros de acordo
com as cenas;
- o interesse que a radionovela desperta nos
ouvintes;
- o empenho do grupo na produção
da radionovela;
- a responsabilidade e a seriedade dos integrantes
na realização desta produção.
Antes de gravar a radionovela,
leia com atenção as orientações
para a produção da radionovela.
Recursos Sonoros na Radionovela
O rádio é basicamente emoção e o único
recurso com o qual ele conta é o som. A grande vantagem do rádio
sobre os meios impressos está no som da voz humana, capaz de
transmitir entusiasmo, compaixão, raiva, dor ou riso. A voz transmite
muito mais do que o discurso escrito. Ela tem inflexão e modulação,
hesitação e pausa, uma variedade de ênfases e velocidade.
A vitalidade do rádio depende da diversidade de vozes utilizada
e do grau de liberdade no uso de estilos de frases e expressões
locais pitorescas. Despojado das imagens que na televisão acompanham
a locução, o rádio é capaz de gerar grande
sensibilidade e um alto grau de confiança. Na radionovela, o
principal recurso sonoro é a voz humana; os outros sons, naturais
ou mecânicos, lhe são complementares.
A arte na produção da radionovela está na busca
da perfeição auditiva.
A recriação de um ambiente longínquo
O som possui a magia de transformar um ambiente, isto é, o som
recria um ambiente longínquo - um torcedor vibra ao ouvir a narração
do gol, o cidadão fica consternado ao ouvir a notícia
de um crime. Alguns ambientes consagraram uma sonorização
típica - música de igreja, música de quermesse,
música de restaurante, música de carnaval, ou simplesmente,
música ambiente. A atmosfera de um local de gravação
se transfere no espaço e no tempo para qualquer outro local,
instantaneamente ou em qualquer outro tempo. A radionovela tem por princípio
a recriação de um ambiente longínquo. Mas esse
longínquo é tanto mais real quanto mais próximo
da realidade do ouvinte. A radionovela utiliza vozes humanas e sons
naturais e mecânicos para reproduzir um ambiente sonoro distante.
Quem ficaria sem reação ao ouvir um telefone que toca
ou ao ouvir o alerta de uma sirene?Aliando o sentido da audição
ao sentido da visão, foi a radionovela que originou a telenovela.
Os diálogos
Na radionovela, a "descrição de cenário"
é feita pelos diálogos, dispensando tanto quanto possível
o narrador; este só deve entrar quando absolutamente indispensável
à narrativa. Os diálogos devem ser fidedignos à
fala dos personagens do romance e devem soar naturais. Os personagens
no rádio não só dizem o que estão fazendo,
mas também revelam seus pensamentos íntimos pensando em
voz alta, proferindo frases como quem escreve uma carta. Além
da informação visual, do personagem e do enredo, o diálogo
deve lembrar de vez em quando quem está falando com quem; a toda
hora, precisa citar o nome dos interlocutores. O movimento e a distância
têm de ser indicados pelos diálogos e pela técnica
de produção da acústica. Sempre é necessário
criar uma cena na mente do ouvinte. A passagem de uma cena para outra
é feita pelas falas, pelos sons da natureza e mesmo pelo silêncio.
Os personagens têm que falar com naturalidade, mas alto, claro
e devagar.
O tom de voz
O tom de voz refere-se à altura de um som, isto é, à
qualidade sonora da voz humana. O tom de voz está diretamente
ligado às vivências emocionais e sentimentais de uma pessoa.
Na radionovela, a entonação da voz é um recurso
causador de emoções.
A palavra declamada
Quem é que não se encanta com um jogral ou com uma poesia
bem declamada? No jogral ou na poesia já está a arte da
palavra declamada. Declamar é recitar em voz alta, com os gestos
e entonações apropriadas. Na Idade Média, era chamado
de jogral o trovador ou intérprete de poemas e canções
de caráter épico, romântico ou dramático.
No teatro, o poema dramático refere-se às peças
e espetáculos nos quais os elementos psicológicos, dramáticos,
visuais, musicais e coreográficos convergem para o simbólico,
o fantástico, o lírico. Na radionovela, tanto o narrador
como os atores vocais trabalham com a palavra declamada.
A palavra cantada
Na liturgia cristã, do cantarolar dos salmos por parte dos monges,
surgiu o canto gregoriano, uníssono. Do gregoriano, surgiu a
polifonia. A música sacra ajuda a compor o clima de oração
por estar ligada a sentimentos mais nobres. Óperas ou simples
composições musicais estão ligadas à palavra
cantada, expressando alegria, romantismo, drama, vigor, enfim, os mais
variados sentimentos. A música é a arte e ciência
de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. Música
de cena é o conjunto das peças musicais destinadas a acompanhar
determinados momentos de uma peça teatral. Na radionovela, a
palavra ora pronunciada, ora declamada, é entremeada pela palavra
cantada, mantendo o ritmo sentimental.
Os filtros da voz humana
Na edição informatizada da radionovela, há vários
filtros para a voz humana, através dos quais é possível
processar alterações na voz humana. Pode-se modular o
grave e o agudo, o sibilar e o gutural, o aveludado e o estridente.
Alterando a velocidade para maior ou menor do que a natural, também
são obtidos certos efeitos vocais interessantes.
Os efeitos eletrônicos
Com os aparelhos eletrônicos informatizados, pode-se criar efeitos
na voz humana, tais como eco e reverberação, muito convenientes
na produção radiofônica. O ouvinte interage com
os efeitos sonoros que lhe chegam aos ouvidos.
A continuidade dos capítulos
A novela descreve um enredo que tem continuidade no tempo e no espaço.
De um capítulo para outro, o importante é criar uma expectativa
no ouvinte, mas com todo o cuidado para que haja continuidade no desenrolar
da história, sem repetir o final do capítulo anterior
e sem antecipar desnecessariamente uma trama futura. Pode-se, no entanto,
intencionalmente recordar alguns episódios do capítulo
anterior, através do flashback, ou antecipar algumas 'cenas'
do capítulo seguinte. Na radionovela, a continuidade dos capítulos
depende do eixo narrativo entre os vários núcleos narrativos.
É necessário manter a emoção e a expectativa,
saciar a curiosidade do ouvinte e deixar espaço para a dedução
própria dele.
O plano de gravação
Depois do ensaio, a gravação. É função
dos integrantes determinarem a data e o local da gravação.
Se forem necessários alguns objetos para a produção
de efeitos sonoros, tudo deve ser levado ao local de gravação.
Antes de seu início, é muito importante um exercício
de descontração, aquecimento da voz e ambientação.
Os atores cuidam de sua voz evitando bebidas geladas na véspera;
na hora da gravação, um chá quente e pastilhas
ajudam a aquecer a cordas vocais. Quando se dá o sinal, a gravação
começa. É necessário silêncio absoluto no
ambiente para que não haja interferências na gravação.
Os efeitos sonoros
Na radionovela, há dois tipos de efeitos sonoros: os naturais
e os artificiais. Os efeitos naturais são sons da natureza; os
artificiais são os produzidos física ou eletronicamente.
Na radionovela, o cenário imaginário é construído
pelos efeitos sonoros. Há sons que servem como som-de-fundo e
há sons que têm de aparecer realçados, por exemplo,
o tocar de um telefone. Os sons têm de ser muito bem situados
para evitar anacronismos e incongruências; por exemplo, é
inadmissível colocar o som de maria-fumaça num trem elétrico
ou colocar o som de pulse num telefone celular. Alguns sons foram consagrados
pelo seu uso, trazendo significados óbvios: o tique-taque do
relógio - passagem do tempo; coruja piando - noite; galo cantando
- amanhecer do dia; pássaros cantando - ao ar livre; gaivotas
e barulho do mar - litoral; pulsar de um coração - emoção.
Como formar um arquivo de sons? Sons da natureza podem ser coletados
com um aparelho gravador. Sons mecânicos também podem ser
gravados em seu próprio ambiente físico. Sons digitais
podem ser produzidos pelos aparelhos eletrônicos: teclados, guitarras,
softwares específicos do computador. Nas ferramentas de busca
da internet, é possível localizar arquivos contendo centenas
de sons, digitando <efeitos sonoros>. Sons imitadores podem ser
produzidos em estúdio, utilizando objetos: tropel de cavalos
- casca de coco; fogo - papel celofane; abertura de champanhe
- fazer um 'pop' com o dedo na boca. Alguns sons devem ser produzidos
ao vivo pelos próprios atores vocais para facilitar a sincronia
com os demais sons. Os barulhos de portas abrindo e fechando, tiros
de armas de fogo e gritos estridentes criam o clima necessário
para a concentração do público durante a irradiação
de um capítulo.
O Fundo Musical
A música pode enriquecer bastante uma peça radiofônica
pela emoção que ela provoca; porém, se a escolha
não for adequada, torna-se apenas uma distração
irritante. A música, de acordo com o seu ritmo, vai criando o
clima, isto é, o cenário dos acontecimentos. De preferência,
a música deve ser composta especialmente para a peça.
Ela deve ser usada na abertura, em algumas passagens de cena e no encerramento
da radionovela, funcionando como um 'leitmotiv'. Além dessa função,
pode haver outras músicas no episódio para criar ou realçar
o clima da cena. A música pode ser orquestrada, funcionando como
fundo musical; nesse caso, se a música não for especialmente
composta, procure a música mais desconhecida possível.
A música também pode ser cantada, quando as palavras tal
qual numa ópera vão narrando a cena. Um personagem pode
cantarolar algum refrão para reforçar seu estereótipo.
Os ensaios
Roteiro, local, elenco em ordem, a hora do ensaio. O ensaio compreende
o treinamento das falas e marcações dos atores para aprimorá-los
no desenvolvimento de seus papéis. No ensaio, os atores repassam
detalhes da entonação da voz e da dicção
e o ritmo da narrativa. A qualidade final da gravação
depende dos ensaios; alguns erros podem ser corrigidos depois da gravação,
mas, no geral, os erros têm que ser corrigidos e prevenidos antes
da gravação. Antes da gravação oficial,
pode-se fazer uma gravação preliminar, que dá oportunidade
para os próprios atores se corrigirem. Essa gravação
pode ser ouvida e criticada por um grupo de ouvintes.