Para participar do Papo Reto, não é necessária a inscrição prévia.
![]() |
09h30 às 10h30 "Pseudociência: a polêmica das vacinas" Bióloga formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo IBUSP, PhD com pós-doutorado em Microbiologia na área de Genética Molecular de Bactérias, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, ICB-USP. Sócia fundadora do blog de divulgação científica “Café na Bancada” (www.cafe-na-bancada.com.br), palestrante convidada em diversos eventos de divulgação científica, seminários e congressos. Atualmente é pesquisadora colaboradora do ICB-USP e presidente do Instituto Questão de Ciência. Natália Pasternak |
![]() |
11h30 – 12h30 Cidadania digital – a proteção da informação Advogado e Coordenador do Programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana. Docente e membro do Painel Técnico do Curso de Liderança Executiva do Center on the Developing Child da Harvard University. Doutorando em Direito pela USP com doutorado sanduíche em 2017 pela Harvard Law School e Pesquisador Visitante no Child Advocacy Program da Harvard Law School e no Max-Planck-Institute de Heidelberg/Alemanha. Foi Conselheiro do Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2012-2016) e integrou, em 2017, a equipe do Legal Policy Office do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos (OHCHR/ONU), em Genebra. Pedro Hartung |
O objetivo da oficina é relacionar conceitos daFísica com o tênis por meio de atividades práticas.Analisaremos os golpes executados pelos tenistas àluz da teoria, compreendendo e prevendo as possíveistrajetórias da bola.
Ludgero Braga Neto, coordenador do CT de Tênis
Para famílias e alunos a partir do 7º ano
A oficina tem como objetivo principal perceber como é possível escrever com a luz, e produzir foto (luz) grafias (escrita). Parte-se do princípio da difusão da luz para, em seguida, montar uma câmara clara rudimentar em que é possível perceber o mundo como uma janela. Trabalharemos as possibilidades de aprisionar o mundo dentro de uma caixa e apresentaremos como isso acontece, para, dessa maneira, compreender o funcionamento de qualquer câmera fotográfica. Brincando com a luz, poderemos observar o mundo e a nós mesmos.
João Carlos Micheletti e Mauricio Freitas
famílias e alunos a partir do 4º ano
A atividade envolve costurar com a máquina etambém bordar à mão, usando técnicas de patchwork.
Dinorah Rubio, Cristina Rondon e Branca Zucco
famílias e alunos a partir do 3º ano.
A atividade oferecerá uma prática compartilhada de yoga para as famílias. Ressalta-se que pais e alunos devem inscrever-se e participar em dupla.
Ana Paula Marquese e Lara Freitas
Para famílias e alunos a partir do 1º ano.
Descubra em quantos planetas você precisaria viver para consumir do jeito que você consome.
Miguel Castilho Jr e Athur Medeiros.
famílias e alunos a partir do 3º ano
Aprenda conosco a fazer intervenções eletrônicas em tecidos, roupas e acessórios, utilizando luz, som e eletricidade.
Nara Schenkel, designer e professora da oficina Social Innovation.
Para famílias e alunos a partir do 6º ano
O Ultimate Frisbee é uma modalidade esportiva coletivapraticada na grama e com um disco. O objetivo do jogoconsiste em avançar no campo adversário, passando odisco para um companheiro de equipe, e procurar marcarpontos, chegando à área de pontuação. Apresentasemelhanças com o Rugby e o Futebol Americano, sendoum esporte muito dinâmico, empolgante e prazeroso.Uma atividade que se diferencia pelo “espirito do jogo”,pelos princípios de fair-play e pela ausência de juízes. Gostaríamos de que pais e filhos pudessem se inscrevere jogar juntos.Vitor Tatini e Luis Gonzaga.
Vitor Tatini e Luis Gonzaga
Para famílias e alunos a partir do 6º ano
Participe da pesquisa científica desenvolvida por alunas e alunos do 7º ano! Venha conhecer nossa armadilha para captura de insetos, da fabricante alemã Biogens, participar de uma coleta real de mosquitos. Conheça de perto insetos Aedes e outros muito parecidos, aprendendo a identificá-los e a diferenciá-los em nossas lupas e microscópios.
Rodrigo Plotek
famílias e alunos do 1º e 2º anos
Um passeio pelos jogos ao redor do mundo!A ideia desta oficina é resgatar a possibilidade de interação, socialização e troca por meio da apresentação de alguns jogos de diferentes países. Elaborar estratégias, analisar as jogadas do adversário e repensar a ação são habilidades que serão colocadas em prática. Serão jogados: Crokinole (Canadá); Mancala (Continente africano); Surakarta (Indonésia); Dou Shou Qi (China).
Sylvia Carneiro e Marcela Nascimento
familias e alunos a partir do 1ºAno.
Fazer comparações entre as culturas lúdicas infantis brasileira e africanas de países lusófonos. Haverá construcão de brinquedos e adereços que serão, em grande parte, utilizados nas coreografias de danças africanas que serão ensinadas.
Mildred Sotero e Hélio Ramalho, engenheiro, cantor, compositor e músico nascido e criado em Cabo Verde (África), residente desde 2005 no Brasil
famílias e alunos a partir do 1º ano.
Com suporte do microcontrolador ARDUINO, o objetivo é montar, programar e utilizar sensores e atuadores que possam trazer mais autonomia para os projetos ligados à eletrônica. Pretende-se, também, apresentar o projeto autoral “Relógio em Braile”, criado na disciplina Santa Makers do 2º ano EM.
Victor e Tomás Lutes, alunos da 3a série do EM
famílias e alunos a partir do 5º ano
Nesta oficina, a família irá construir três móduloseletrônicos: energia, botão e buzzer (buzina). Osparticipantes serão desafiados a descobrir como usaros módulos eletrônicos na construção de um labirintoelétrico.
Carolina Reuter e Ricardo Martins e Danilo Cantelli
famílias e alunos de 4º à 7º anos.
Trata-se de uma atividade prática de floorball (hóquei em quadra), com a participação de monitores da ABF - Associação Brasileira de Floorball. Serão oficinas de 15 minutos para a vivência do floorball, precedidas de uma explicação de cinco minutos sobre procedimentos do jogo e manipulação do material. No final, haverá a apreciação de um minijogo de cinco minutos com profissionais da modalidade, totalizando 30 minutos de atividade (contando com acomodação e dispersão dos participantes).
Fernando Reis e Pedro Cunha
famílias e alunos a partir do 6º ano
A indústria dos drones transforma-se rapidamente em oportunidade e ameaças. Vamos comemorar o potencial que os drones nos trazem para reconhecer áreas grandes, mapear e filmar. Daniel Minson, aluno formando de 2018, craque nos drones, vem contar e mostrar, no campão, um pouco dessas técnicas.
Daniel Minson
famílias e alunos a partir do 4º ano.
Que tal inventar personagens? A literatura, por meiodos textos e imagens, alimenta a imaginação. Linhas,agulhas, tecidos e botões dão corpo e forma. A ideiaé fazer, desfazer e refazer, inventar e experimentar. Vamos, juntos, nos divertir.
Lígia Imaguire, Silvia Sugahara e Lia Trimer
Para famílias e alunos a partir do 1º ano
Usando a cortadora laser, confeccione chaveiros, pingentes, brincos e pulseiras, em acrilico e MDF.
Danilo Cantelli ( Professor Maker) e Bruno Miguelez ( aluno do 9º ano).
famílias a partir do 6º ano
O curso tem como objetivo principal perceber como é possível escrever com a luz, e produzir foto (luz) grafias (escrita). Partiremos do princípio da difusão da luz para, em seguida, montar uma câmara clara rudimentar. Compreenderemos o funcionamento de qualquer câmera fotográfica e, brincando com a luz, poderemos observar o mundo e a nós mesmos.
Mauricio Freitas
a partir do 4º ano 9h30-11h
Experimentaremos uma deliciosa receita de pão de queijo. Para uma degustação em grande estilo, haverá, ainda, como sobremesa, uma belíssima lenda indígena.
Adriana Kinker e Heloísa Djinishian
famílias e alunos a partir do 1º ano
Após uma rápida viagem no tempo, em que os participantes irão explorar a evolução das câmeras fotográficas, cada um irá construir sua própria câmara escura. Será possível a visualização da imagem invertida projetada no fundo da caixa, o que desvenda o princípio da fotografia.
Gabriel Douek e Luila Barrozo
Para famílias e alunos a partir do 2º ano .
Trabalharemos com a linguagem de programação Scratch, feita para iniciantes e desenvolvida no MIT. Os oficineiros aprenderão a criar um jogo interessante.
Ricardo Martins.
famílias e alunos de a partir de 4º à 6º ano
A oficina tem como objetivo sensibilizar o olhar para o outro e para as diversas cidades que compõem São Paulo. Por meio de atividades vivenciais, os participantes poderão aprofundar a reflexão em torno de temas como: o direito à cidade, cidadania e a participação social.
Bia Mello, Sofia Leopoldo e Gilberto Pamplona.
família e alunos a partir do 6º ano.
Será realizada a construção de um autômato (máquina ou engenho composto de mecanismo que lhe imprime determinados movimentos), utilizando-se apenas materiais recicláveis.
Ana Karen Fossa, Luciana Camargo e Erika Griese
a partir do 1º ano 9h30-11h
Apresentar exemplos de problemas práticos em que podemos fazer uso de programação ou do pensamento computacional para elaborar soluções simples. Serão apresentadas ideias de como um software nasce, como os softwares que fazemos uso funcionam e como programar pode ser algo poderoso.
João Carlos Micheletti e Mauricio Freitas
famílias e alunos a partir do 7º ano.
O objetivo é que o participante divulgue os valores da amizade, solidariedade e respeito com a produção de mensagens em lambe-lambe.
Fernanda Moraes, Bel Roux e Heloísa Moreira.
famílias e alunos a partir do 3º ano.
Oficina ministrada por alunos. Conheça o processo de concepção, diagramação, vetorização e corte na nossa cortadora a laser de chaveiros e bijouterias e leve uma lembrança personalizada.
Bruno Miguelez e Guilherme Aranha
a partir do 4º ano 11h30-13h
Conhecer algumas ervas é o ponto de partida desta saborosa oficina. Faremos um pão com ervas colhidas do vaso e descobriremos os segredos da aromatização de um delicioso azeite.
Ana Lúcia Egydio
a partir do 6º ano 11h30-13h
Nesta oficina, vamos exercitar a criatividade e a capacidade de resolução de problemas por meio do Design Thinking, no Espaço Maker do Colégio.
Nara Brandão Schenkel
a partir do 7º ano 9h30-11h
Nesta oficina, de acordo com os interesses dos participantes, surgem novas ideias para os objetos sem uso, possibilitando a reutilização das sucatas eletrônicas, as transformações de materiais e o implemento de acessórios tecnológicos. O resultando é um projeto único e diferenciado.Dessa forma, promove-se uma reflexão sobre o descarte, com um olhar mais atento ao reaproveitamento de objetos e outros materiais. Estimulam-se a revisão de valores, o conhecimento de novas referências e a adoção de práticas mais cidadãs.
William Cavalcante
família e alunos a partir do 3º ano
Venha construir um robô usando Lego Mindstorm.Você irá testá-lo na arena construída especialmentepara este evento.
Leonardo Inoue e equipe de robótica do colégio.
famílias e alunos a partir do 4º ano .
Os participantes irão construir um projeto com aspróprias mãos: um dispositivo capaz de lançar aviõesde papel, de uma maneira bastante inusitada e alegre!Durante o processo, vão experimentar ferramentas etécnicas de montagem e construção, como encaixes,parafusagem e colagem. Ao término da oficina, cadaum poderá lançar aviões com o próprio dispositivo que montou!
Equipe Mundo Maker
famílias e alunos a partir do 1º ano
Usando o App Inventor, do MIT, crie, em 90 minutos, um aplicativo e saia de lá com ele funcionando.
Harley Gomes
a partir do 5º ano 9h30-11h
Venha construir uma luminária super divertida juntocom o Mundo Maker! Os participantes irão colocar amão na massa para construir e intervir no design deum projeto; irão experienciar a montagem de circuitoselétricos de modo que os próprios participantes façama luminária funcionar! Ao final, cada um terá uma luminária feita por ele mesmo.
Equipe mundo maker
famílias e alunos a partir do 2º ano