NOSSAS CONQUISTAS

Copas que a seleção brasileira de futebol ganhou e a Copa de 1950, da qual foi sede

 

A Copa do Mundo é o maior evento futebolístico do planeta. Já ocorreu dezoito vezes, em 15 países e três continentes diferentes. Setenta nações já disputaram a Copa desde a sua primeira edição, no Uruguai, em 1930.

Tudo começou com o sonho e a dedicação do francês Jules Rimet em organizar um torneio envolvendo seleções de vários países. O primeiro troféu, a taça Jules Rimet, teve sua posse definitiva conquistada pelo Brasil em 1970. Desde 1974, a nova taça, de posse transitória, porque só a réplica fica no país campeão, chama-se simplesmente “Copa do Mundo”.

A edição de 2010 da Copa do Mundo já tem sua sede definida. Pela primeira vez, o continente africano receberá a competição, mais especificamente a África do Sul.

1950 - Brasil

A Copa do Mundo de 1950 teve a participação de 13 países e das eliminatórias participaram 33. O campeonato aconteceu no Brasil e o Maracanã foi construído especialmente para esta Copa. O país-sede teve um desempenho sensacional neste mundial, em todos os jogos compareceu um grande público, que só foi superado décadas depois. A seleção brasileira estava com um time espetacular, mas perdeu.

O Brasil estava conseguindo bons resultados até chegar à final. O Estádio Municipal do Rio de Janeiro (Maracanã), foi o estádio da grande final — Brasil e Uruguai. Havia mais de 200 mil torcedores esperando a vitória da nossa seleção, mas não foi o que aconteceu. O Brasil ganhava por 1 x 0, mas aos 22 minutos levou o gol de empate feito pelo jogador Schiaffino. Treze minutos depois, o ponta uruguaio Ghiggia virou o jogo.

Durante o jogo, o Brasil fez trinta chutes a gol, os jogadores cometeram 21 faltas e o Uruguai apenas onze. A seleção pressionou muito, mas não conseguiu o gol de empate. Quando o público do Maracanã ouviu o apito final, ficou muito decepcionado. Os torcedores permaneceram mais de meia hora dentro do estádio, só lamentando a derrota.

Aconselhado a descer devagar a escada até o vestiário, Jules Rimet estava acompanhado de delegados da FIFA, dirigentes brasileiros e guardas armados. Rimet disse aos jogadores uruguaios: “Estou feliz pela vitória que vocês acabaram de conquistar. Cheia de mérito, sobretudo por ter sido inesperada. Com minhas felicitações”.

1958 - Suécia

A Copa da Suécia foi a primeira a ser transmitida pela televisão. Mais de setenta países acompanharam os jogos. De acordo com o revezamento, a Copa de 1958 deveria ter sido na América do Sul, mas a FIFA decidiu mantê-la na Europa, sob reclamação dos países sul-americanos.

Cinqüenta e três países disputaram as eliminatórias e, pela primeira vez, seleções da Ásia e da África participaram desta etapa. A seleção de Israel quase se classificou para a Copa sem participar de nenhum jogo. Turquia e Sudão recusaram-se a jogar contra a equipe de Israel e a Indonésia se recusou a jogar em Israel. Entretanto, uma regra determinava que nenhuma equipe poderia se classificar sem ter jogado pelo menos um jogo. Um confronto direto internacional com Gales decidiria a equipe classificada. Gales venceu os dois jogos por 2 x 0 e o sonho de participação de uma equipe da Ásia ou da África na Copa do Mundo foi adiado.

Poucos meses antes da Copa, o avião que transportava vários jogadores do Manchester United caiu em Munique. O Manchester United era base da seleção inglesa.

Naquele ano, finalmente a taça do mundo foi do Brasil. Destacaram-se Didi, Garrincha e, principalmente o jovem Pelé, o mais novo jogador a vencer uma Copa do Mundo, com dezessete anos.

A seleção brasileira de 1958 foi considerada a melhor seleção nacional de todos os tempos por vários especialistas. E eles, assim como Didi, Zagallo, Vavá e Djalma Santos, fizeram a diferença para o Brasil superar o trauma de nunca ter vencido um torneio mundial. A partida final foi uma goleada de 5 x 2 contra a Suécia.

1962 - Chile


No Chile, em 1962, o Brasil conquistou o bi-mundial vencendo a Tchecoslováquia, por 3 x 0, com gols de Amarildo, Zito e Vavá. Pelé não brilhou, pois contundiu-se no primeiro jogo, mas o Brasil tinha Garrincha, um dos artilheiros da Copa e o melhor jogador. Com Garrincha e Pelé em campo, o Brasil não perdeu nenhum jogo.

1970 - México


A Copa de 1970 foi a primeira em que foram utilizados os cartões amarelo e vermelho para punir os jogadores. Aconteceu no México e foi a conquista definitiva da taça Jules Rimet.

O craque da competição foi Pelé e o artilheiro Gerd Muller, da Alemanha Ocidental, com dez gols. O Brasil jogou seis jogos, contra Tchecoslováquia, Inglaterra, Romênia, Peru, Uruguai e Itália. Nossa seleção ganhou todos os jogos!

O Brasil disputou a final contra a Itália e venceu por 4 x 1.

1994 - Estados Unidos

A Copa de 1994 bateu todos os recordes de público mantidos até hoje. Com um futebol excelente, a seleção brasileira estava muito unida e foi comandada pelo craque Romário, o artilheiro e melhor jogador do mundial.

Depois de 24 anos, o Brasil voltou a disputar a final de uma Copa do Mundo e sua adversária foi a Itália.

Os dois times repetiram a final de 1970. As duas seleções buscavam o tetracampeonato, pois cada um já havia conquistado três títulos. O jogo foi bem equilibrado, mas o resultado ficou em 0x0. A primeira final disputada nos pênaltis foi essa. O zagueiro do Brasil foi o primeiro a chutar a gol, bateu forte, mas em cima do goleiro, que defendeu. Então Albertini e Evani marcaram pela a Itália e Romário e Branco pelo Brasil. Taffarel defendeu o pênalti cobrado por Massaro e Dunga marcou. Faltando uma cobrança para cada seleção, o melhor jogador da Itália, Roberto Baggio, bateu por cima do gol, dando o título para o Brasil.

2002 – Coréia do Sul e Japão

Na Copa de 2002, o brasileiro Ronaldo Luiz Nazário de Lima, “o fenômeno”, foi o craque e o artilheiro, com oito gols.

O Brasil jogou sete jogos e ganhou todos. Eles foram contra a China, 4 x 0, Costa Rica, 5 x 2, Bélgica, 2 x 0, Inglaterra, 2 x 1, Alemanha, 2 x 0 e dois jogos contra a Turquia, 2 x 1 e 1 x 0. Assim, o Brasil foi pentacampeão mundial.

A seleção brasileira de futebol é a que tem mais títulos no mundo, já conquistou cinco, por isso o Brasil é o país do futebol e também por isso os jogadores brasileiros são muito procurados pelos times europeus. A maioria das atuações do nosso país foi muito boa, menos nas primeiras Copas, que foram dominadas pela seleção italiana.

 

FONTES: Enciclopédia das Copas - Jornal O Lance; www.wikipédia.com.br e www.duplipensar.net


Adriano Morello, João Pedro Ribeiro, Murilo Sion e Tomás Vils – 4ª A.