TÉCNICOS DE FUTEBOL Como a profissão de técnico está cada vez mais valorizada e conhecida |
||||||
Para quem não sabe se um time de futebol profissional não tiver técnico não há time, pois não há ninguém para comandá-lo. Para ser técnico é preciso ter feito curso de graduação e pós-graduação em Faculdades de Educação Física e de Esportes. A Faculdade Gama Filho, no Rio de Janeiro, oferece cursos de pós-graduação em “Metodologia de aprendizagem no Futebol”, recomendados para quem quer trabalhar como técnico. Entre os técnicos Telê Santana, Zagalo, Luis Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Zico e Emerson Leão, o mais importante e competente da nossa história na opinião do diretor de jornalismo e comentarista da ESPN Brasil, José Trajano, é Telê Santana. Segundo ele, “apesar de não ter ganhado nenhuma Copa do Mundo de seleção, apenas de clubes, era um excelente técnico de futebol e cheio das manias, como pedir exame antidoping”. José Trajano afirmou ainda que Telê era meio chato, mas mesmo assim foi um ótimo técnico.
Foi durante as décadas de 30 e 40 que o futebol no Brasil começou
a se desenvolver. Nesta época, segundo José Trajano, havia
um único técnico competente chamado Vicente Feola, que
foi responsável pela conquista brasileira da Copa do Mundo de
1958. Feola foi uns dos primeiros técnicos da história
do São Paulo Futebol Clube, nasceu em 1º de novembro de
1909 e morreu em 20 de novembro de 1975. |
||||||
Os mais vitoriosos técnicos do Brasil
Luis Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, nasceu dia 9 de novembro de 1948, em Passo Fundo, RS. Antes de se tornar técnico, Felipão foi jogador de futebol e passou por vários clubes como o Juventude, grande clube do Estado do Rio Grande do Sul. Scolari se tornou treinador em 1982, treinando o CSA de Alagoas. Logo depois, no mesmo ano, transferiu-se para o Juventude, onde não conseguiu nenhum título, passando também por Brasil Pelotas e pelo Al Asabbab, da Arábia Saudita, mas só começou a ser conhecido em 1987, após levar o Grêmio ao tri-campeonato gaúcho. No mesmo time conquistou a Taça Libertadores da América, em 1995, a Copa do Brasil, em 1994, a Recopa Sul-Americana, em 1996, e no mesmo ano o Campeonato Brasileiro. Após brilhante fase no Grêmio, Felipão, transferiu-se para o Palmeiras, onde conquistou a Copa do Brasil e a Copa Mercosul, em 1998. Já em 99, conquistou a Libertadores da América e o Torneio Rio-São Paulo. Em 2000, transferiu-se para o Cruzeiro, onde conquistou a Copa Sul-Minas, em uma fase não tão brilhante assim. Já em 2002 foi ser técnico da seleção brasileira, conquistando a taça da Copa do Mundo sem perder nenhum jogo. Atualmente, Felipão é técnico da seleção portuguesa de futebol, onde tem contrato até 2008. Telê Santana
Telê Santana da Silva nasceu em Itabirito, Minas Gerais, dia 26 de julho de 1931 e, morreu dia 21 de abril de 2006, com 74 anos de idade. Antes de começar sua carreira como técnico, foi jogador de futebol e conseguiu muitos títulos. Em 1968 começou sua carreira de treinador e foi muito bem, conquistando o título de Campeão Carioca Juvenil, pelo Fluminense. Em 1969, pelo mesmo time, foi promovido a técnico do time de profissionais, onde ergueu a taça de Campeão Carioca, e formou a base do time Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970. Curiosamente, o mesmo Fluminense disputou a final com o Atlético Mineiro, time que Telê treinava na época e que no ano seguinte se tornaria o primeiro campeão brasileiro da história do futebol. Em 1977 foi treinar o Grêmio, onde levou o time a vencer o Campeonato Gaúcho depois de oito anos. O Internacional havia sido campeão oito anos consecutivos. Em 1982 foi treinar a seleção brasileira de futebol, e perdeu o que seria seu primeiro título como treinador de seleções. No ano seguinte foi para o Egito, onde treinou o Al Ahly e conseguiu três títulos: campeão árabe, Copa do Golfo e a Copa Rei Árabe. Em 1986 voltou a dirigir a Amarelinha, onde, de novo, fracassou na Copa do Mundo. Em 1991, pelo São Paulo, conquistou a taça do Campeonato Brasileiro e a de Campeão Paulista e, no ano seguinte veio outra vez a conquista do Campeonato Paulista. Ainda em 1992, voltou com sua fama de uns dos melhores treinadores do Mundo, levando o São Paulo à conquista da Taça Libertadores da América e Mundial Interclubes. Em 1993, ainda pelo São Paulo, conquistou a Taça Libertadores da América, o Mundial Interclubes, Recopa Sul-Americana e Supercopa dos Campeões da Libertadores. Em 1994 conquistou a taça da Copa Conmebol e a Recopa Sul-Americana, no São Paulo Futebol Clube.
Após sofrer uma isquemia cerebral em 1996 Telê teve que abandonar
os gramados, pois ficou com problemas na fala e de locomoção.
Em 21 de abril de 2006, por ficar um mês internado, Telê morreu
em Belo Horizonte. Mesmo assim, vai ficar na memória de todos como
um dos melhores técnicos de futebol que o Brasil já teve. Zagallo
Mario Jorge Lobo Zagallo, mais conhecido como Zagallo, nasceu em 9 de agosto de 1931. Foi um grande treinador de futebol e o primeiro futebolista a ganhar Copas do Mundo como jogador e técnico. Conquistou seu primeiro título internacional (Copa do Mundo) como treinador em 1970, com a seleção brasileira. Continuou no cargo até a Copa de 1974, onde não conseguiu erguer a taça. Em outra oportunidade, no ano de 1998, treinou e voltou ao cargo de técnico da seleção, mas não conseguiu levantar a taça outra vez, ficando em segundo lugar. No ano de 2006 Zagallo assumiu o cargo de assistente técnico de Carlos Alberto Parreira. Vanderlei
Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo da Silva, o Luxa, nasceu em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, no dia 10 de maio de 1952. É um dos técnicos mais conhecidos do Brasil, tendo sido o único a conquistar cinco Campeonatos Brasileiros de futebol. Antes de se tornar técnico foi jogador, mas não foi tão vitorioso quanto na atual profissão. O primeiro clube que treinou foi o Esporte Clube Campo Grande, do Mato Grosso onde não conseguiu nenhum título. Seu primeiro título foi no Rio Branco, do Espírito Santo, erguendo a Taça do Campeonato Capixaba, em 1983. Em 1989 conquistou seu segundo título com o Bragantino, erguendo a taça do Campeonato Brasileiro e o Paulista em 1990. Em 1993 passou a treinar o Palmeiras, onde conquistou dois títulos brasileiros, um Rio-São Paulo e três Campeonatos Paulistas. Em 1995 teve uma breve passagem pelo Flamengo, onde conquistou a Taça Guanabara. Depois se transferiu para o Corinthians, onde conquistou o Campeonato Brasileiro em 1998 e um Campeonato Paulista em 2001. Em seguida, foi treinar a seleção brasileira de futebol e conseguiu dois títulos, um pré-olímpico sul-americano em 2001, e uma Copa América em 1999.
Em 2003, conquistou a tríplice coroa pelo Cruzeiro, levantando
a taça do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Em 2005 treinou o Real Madrid em uma de sus piores passagens pelo futebol.
Pelo Santos, o clube que treina atualmente, conquistou quatro títulos:
um Torneio Rio-São Paulo, um Campeonato Brasileiro e dois campeonatos
Paulistas. Muricy Ramalho
Muricy Ramalho, nasceu dia 30 de novembro de 1955. Para quem não sabe, Muricy foi jogador de futebol entre os anos de 1970 e 1980. Teve seu primeiro trabalho como técnico de futebol em 1993, quando passou a treinar o Puebla, que é do México, e não conquistou nenhum título. No ano seguinte foi treinar o São Paulo onde conseguiu seu primeiro título, a Copa Comebol. Seu segundo título e trabalho como técnico no exterior foi no Shangai Shenhua conquistando a Copa da China, no ano de 1998. Voltando para o Brasil, em 2001, conquistou o bi-Campeonato Pernambucano pelo Náutico. No ano de 2003 foi treinar o Internacional, onde conquistou o Campeonato Gaúcho, e no ano seguinte veio a conquista do Campeonato Paulista, pelo São Caetano. Em 2005, voltou ao Internacional, onde mais uma vez ergueu a taça do Campeonato Gaúcho. Atualmente treina o São Paulo F.C, onde conseguiu seu primeiro título nacional. Tem contrato até 2008 com o time do Morumbi.
No último ano de 2007, a seleção iraquiana conquistou o título da Copa da Ásia pela primeira vez na história e seu técnico é um brasileiro, pouco conhecido do público daqui. O nome deste herói é Jorvan Vieira, tem 53 anos e nasceu em Duque de Caixas, Rio de Janeiro. Deixou o Brasil em 1978 e foi trabalhar no Marrocos, onde vive até hoje. Em 1993, casou-se com uma aeromoça marroquina e em 1997 tiveram um filho que hoje tem dez anos de idade.
No Brasil, treinou apenas três times: Botafogo, Portuguesa e Vasco da Gama. Além do Brasil e do Iraque, comandou times dos seguintes países: Catar, Jordânia, Malásia, Kuwait, Omã, Egito, Marrocos e Portugal. A conquista da Copa da Ásia pelo Iraque foi a mais importante em sua carreira. Não dá para negar que a região onde Jordan trabalha é muita perigosa, pois está sempre em clima de guerra, e as pessoas evitam sair nas ruas. Tanto que o massagista da seleção iraquiana foi morto por uma bomba arremessada por terroristas de um país rival. Há muitas pessoas que dizem que todo o técnico que vai treinar a seleção brasileira precisa ter muita experiência, mas isso não vale para Dunga, pois o atual técnico da seleção se tornou treinador em 2006 após a péssima campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo, na Alemanha. Naquela época, o técnico da seleção era Carlos Alberto Parreira que foi demitido. Já técnico do Brasil, Dunga foi muito criticado por convocar jogadores desconhecidos, como é o caso de Afonso Alves, Marcelo, entre outros, além disto foi criticado por não ter convocado jogadores veteranos como o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo. Mesmo assim, foi campeão da Copa América de 2007, derrotando a favorita ao título do torneio, a seleção Argentina. Ainda em 2007, Dunga disputou as eliminatórias sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
www.google.com.br; O futebol através dos tempos ; www.santosfc.com.br João Pedro Macedo, José Carlos Wagner, Luis Eduardo Armando e Pedro Teixeira – 4ª C
|