ANIMAIS
EXÓTICOS
|
|||
Por acaso algum dia, quando estava lendo 20.000 Léguas Submarinas, você se perguntou o que era um Narval? Já, por acaso, quis saber se há outra coisa com o nome de Proteu além das histórias gregas? Quis conhecer a história dos Ferrets? Nunca ouviu falar de um Pangolim? Onde eles vivem? Se são violentos? O que comem?
Leia essa reportagem para desvendar sua curiosidade! |
|||
Narval
Durante a Idade Média, os homens acreditavam que o Narval era a prova da existência de unicórnios. Por isso é também conhecido pó um outro nome: Unicórnio-do-Mar. Um entre quinhentos Narvais possui dois dentes incisivos ou chifres. Raramente uma fêmea tem um chifre. É quase inacreditável, mas o Narval está em perigo de extinção porque seu dente incisivo contém marfim, tal qual as presas do elefante. O marfim tem um valor econômico muito alto e por isso o Narval é caçado com muita freqüência. Proteu O Proteu, assim como a salamandra, é um anfíbio. Ele vive normalmente em grutas submersas no fundo dos rios. O Proteu adquire o aspecto de uma cobrinha mole e branca, com pequenas patinhas. Ele chega a medir de 30cm a 50cm. Quando é exposto repentinamente à luz, ele escurece e pode morrer. Vive de cinco a dez anos. Quando o Proteu nasce, possui dois olhos minúsculos. Mas, ao crescer, a córnea dos olhos vira e estes desaparecem. Ele possui duas brânquias vermelhas que permitem que ele respire embaixo d’água. Diferentemente dos outros anfíbios, o Proteu respira sob a água. Uma curiosidade: o Proteu sofre de um fenômeno chamado “neotenia”, ou seja, durante toda sua vida ele permanece em estado larval e nunca cresce. Isso também acontece com alguns tipos de Tritão, um parente muito próximo da Salamandra. Ferret O Ferret tem o aspecto de um roedor semelhante à doninha. Sua personalidade é parecida com as de gatos e cães. É um animal nativo da floresta e foi domesticado antes do gato, no Egito. O que imaginamos dos Ferrets ultimamente é uma criatura dócil e inocente, porém, antigamente, não era bem assim. Os Ferrets eram selvagens e viviam em bandos no sul do Canadá. Atualmente, são domesticados e a grande maioria deles convive com crianças. Pangolim O pangolim é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África. Este animal tem o corpo coberto de escamas e adota uma forma enrolada, semelhante à do ouriço-cacheiro, quando ameaçado. Não possui dentes e alimenta-se principalmente de formigas, que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa. O Povo da China e da Índia há muito tempo chama o Pangolim de peixe da floresta, já que sua aparência é muito estranha para um mamífero por ser quase completamente coberto de grandes escamas. Ligadas à pele como se fossem unhas, ficam umas sobre as outras como um telhado. É o único mamífero com esse tipo de proteção, tão dura, que chega a arranhar alguns metais.
Lentos e desajeitados, os Pangolins seriam presa fácil para os
carnívoros se sua armadura não fosse bastante resistente
para protegê-los. Como o tatu-bola e o ouriço, o Pangolim
pode enrolar-se totalmente e assim fica protegido dos predadores. Existem
sete espécies ao todo desse estranho mamífero, quatro na
África e três na Ásia, todas elas semelhantes em aparência
e hábitos. O Pangolim-de-cauda-comprida vive nas planícies
do sul e leste da África. O Pangolim-de-cauda-curta, também
chamado de Pangolim-indiano, vive em pares na Índia e em Siri Lanka.
É um animal sossegado, mas muitas vezes é morto para se
fazer, com sua pele, bolsas e sapatos.
FONTES: www.ilovemyferret.com/; www.pt.wikipedia.org; Coleção de livros Os Bichos, volumes 2, 3 e 4. Flavia Deleu, Isabel Moreau e Isabella Marcello – 4ª E.
|