ANIMAIS EXÓTICOS

Tudo sobre quatro espécimes curiosos!

Por acaso algum dia, quando estava lendo 20.000 Léguas Submarinas, você se perguntou o que era um Narval? Já, por acaso, quis saber se há outra coisa com o nome de Proteu além das histórias gregas? Quis conhecer a história dos Ferrets? Nunca ouviu falar de um Pangolim? Onde eles vivem? Se são violentos? O que comem?

Leia essa reportagem para desvendar sua curiosidade!

Narval


O Narval parece uma baleia branca com um enorme chifre na testa. É um parente próximo da Beluga, que é um nome popular para o Esturjão Branco ou Baleia Branca. As pesquisas da Universidade de Harvard nos Estados Unidos indicam que esse “chifre” é, na verdade, um dente do tipo incisivo, com milhões de nervos. Isso explica porque o Narval põe tantas vezes seu chifre fora d’água. Com isso, ele consegue detectar temperaturas, mudanças meteorológicas e até mesmo fenômenos naturais. Os narvais vivem nos mares gélidos do Ártico.

Durante a Idade Média, os homens acreditavam que o Narval era a prova da existência de unicórnios. Por isso é também conhecido pó um outro nome: Unicórnio-do-Mar.

Um entre quinhentos Narvais possui dois dentes incisivos ou chifres. Raramente uma fêmea tem um chifre. É quase inacreditável, mas o Narval está em perigo de extinção porque seu dente incisivo contém marfim, tal qual as presas do elefante. O marfim tem um valor econômico muito alto e por isso o Narval é caçado com muita freqüência.

Proteu

O Proteu, assim como a salamandra, é um anfíbio. Ele vive normalmente em grutas submersas no fundo dos rios. O Proteu adquire o aspecto de uma cobrinha mole e branca, com pequenas patinhas. Ele chega a medir de 30cm a 50cm. Quando é exposto repentinamente à luz, ele escurece e pode morrer. Vive de cinco a dez anos. Quando o Proteu nasce, possui dois olhos minúsculos. Mas, ao crescer, a córnea dos olhos vira e estes desaparecem. Ele possui duas brânquias vermelhas que permitem que ele respire embaixo d’água.

Diferentemente dos outros anfíbios, o Proteu respira sob a água. Uma curiosidade: o Proteu sofre de um fenômeno chamado “neotenia”, ou seja, durante toda sua vida ele permanece em estado larval e nunca cresce. Isso também acontece com alguns tipos de Tritão, um parente muito próximo da Salamandra.

Ferret

O Ferret tem o aspecto de um roedor semelhante à doninha. Sua personalidade é parecida com as de gatos e cães. É um animal nativo da floresta e foi domesticado antes do gato, no Egito.

O que imaginamos dos Ferrets ultimamente é uma criatura dócil e inocente, porém, antigamente, não era bem assim. Os Ferrets eram selvagens e viviam em bandos no sul do Canadá. Atualmente, são domesticados e a grande maioria deles convive com crianças.

Pangolim

O pangolim é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África.

Este animal tem o corpo coberto de escamas e adota uma forma enrolada, semelhante à do ouriço-cacheiro, quando ameaçado. Não possui dentes e alimenta-se principalmente de formigas, que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa.

O Povo da China e da Índia há muito tempo chama o Pangolim de peixe da floresta, já que sua aparência é muito estranha para um mamífero por ser quase completamente coberto de grandes escamas. Ligadas à pele como se fossem unhas, ficam umas sobre as outras como um telhado. É o único mamífero com esse tipo de proteção, tão dura, que chega a arranhar alguns metais.

Lentos e desajeitados, os Pangolins seriam presa fácil para os carnívoros se sua armadura não fosse bastante resistente para protegê-los. Como o tatu-bola e o ouriço, o Pangolim pode enrolar-se totalmente e assim fica protegido dos predadores. Existem sete espécies ao todo desse estranho mamífero, quatro na África e três na Ásia, todas elas semelhantes em aparência e hábitos. O Pangolim-de-cauda-comprida vive nas planícies do sul e leste da África. O Pangolim-de-cauda-curta, também chamado de Pangolim-indiano, vive em pares na Índia e em Siri Lanka. É um animal sossegado, mas muitas vezes é morto para se fazer, com sua pele, bolsas e sapatos.
E agora? Você acha que suas perguntas foram respondidas?

Nome científico: Pangolim comum (Manis temminckii), Pangolim gigante (Manis gigantea), Pangolim triplo (Manis tricuspis)
Tamanho: de 68 cm a 1,06 m (pangolim comum)
Peso: 13kg a 18 kg (pangolim comum)
Tempo de vida: 20 anos
Habitat: Florestas densas e savanas
Alimentação: Insetos.
Gestação: Cinco meses. Um ou dois filhotes por vez.
Predadores: Leopardo, hiena e humanos
Características: Ausência de dentes.

FONTES: www.ilovemyferret.com/; www.pt.wikipedia.org; Coleção de livros Os Bichos,

volumes 2, 3 e 4.

Flavia Deleu, Isabel Moreau e Isabella Marcello – 4ª E.