VOCÊS CONHECEM OS DOUTORES DA A L E G R I A?

Saiba mais sobre palhaços que visitam crianças em hospitais

Você já ouviu falar de palhaços que visitam e animam crianças internadas em hospitais? Se não ouviu, confira aqui e, mesmo que já tenha ouvido, leia para saber mais!

Com 45 palhaços, os Doutores da Alegria divertem muitas crianças nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Cerca de cinqüenta mil crianças são visitadas por ano.

Mas como tudo começou?

Em 1986 um palhaço americano chamado Michael Christensen foi à comemoração de um hospital e depois quis visitar as crianças que não puderam comparecer ao evento. Foi assim que Michael criou e começou a realizar as visitas às crianças hospitalizadas.

Dois anos depois, em 1988, o palhaço brasileiro Wellington Nogueira começou a fazer parte de uma trupe americana. Em 1991 Wellington voltou ao Brasil e resolveu criar um projeto parecido para distrair crianças hospitalizadas.

O trabalho foi um sucesso e Os Doutores da Alegria atuam até hoje em vários hospitais - Hospital da Criança, Hospital do Campo Limpo, Hospital do Grajaú, Hospital do Mandaqui, Santa Marcelina, Instituto da Criança e Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, em São Paulo. Também estão em Recife o Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas e o Hospital da Restauração. Hospital Municipal Jesus e Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ ficam no Rio de Janeiro.

A sede central é em São Paulo, em Pinheiros. A do Rio localiza-se no centro da cidade e em Recife, no bairro da Boa Viagem.

Os Doutores da Alegria visitam os hospitais duas vezes por semana. Eles vão em duplas e a cada seis meses trocam-se as duplas. O objetivo dos palhaços é alegrar as crianças fazendo com que esqueçam a tristeza de estar doente para se lembrar da ALEGRIA! São feitas as seguintes brincadeiras: jogo do mico, piadas engraçadas, encher bexigas, brincar com elas e levar brinquedos. Agora existe um novo projeto no qual são feitas visitas às crianças hospitalizadas com animais domésticos. Este não é dos Doutores da Alegria e você poderá saber mais sobre ele na reportagem Vida de Cão neste jornal.

Os Doutores da Alegria já criaram produtos próprios, entre eles estão um filme, o livro de brincadeiras Livro de primeiros socorros, os poemas esparadrápicos e outros objetos dos “besteirologistas”.

Se você quiser se juntar a esta trupe e ser um palhaço, precisa ser artista profissional, palhaço ou ator especializado e ser registrado na DRT (Delegacia Regional do Trabalho). É importante que você tenha os documentos, endereços e contatos, duas fotos, uma de “cara limpa” e a outra de palhaço. Depois disso você será testado durante três meses, atuando uma vez por semana em um hospital parceiro dos Doutores da Alegria, acompanhado de um palhaço-treinador. Além disso, você participará uma vez por semana de um treinamento na sede para, finalmente, tornar-se um besteirologista profissional.

Os Doutores da Alegria fazem um trabalho público por vontade própria para dar conforto e alegria às crianças hospitalizadas do Brasil e no mundo. Queremos parabenizá-los por isso e seja você também um Doutor da Alegria!

FONTES: www.doutoresdaalegria.com.br

Ana Júlia Santiago, Júlia Barros e Marina Almeida – 4ª A.