Gênero: Narrativo
Tema: Livre
INSTRUÇÃO
Você deverá escolher DUAS entre as três propostas de redação abaixo para a produção de seus primeiros textos. (Uma das propostas escolhidas será desenvolvida em sala de aula, sob orientação, no dia estipulado para esse trabalho. A outra será feita no horário de prova da sexta-feira, no dia 24 de fevereiro).1.
PROPOSTA 1
Trabalhe, aqui, com a segmentação do texto em relação ao espaço narrativo.
Conceba dois espaços distintos em que as personagens vivenciem fatos importantes. A(s) personagem(ns) do espaço 1 deve(m) conhecer a(s) personagem(ns) do espaço 2 e vice-versa - e suas ações devem estar interligadas. O discurso narrativo deve compreender ambos os espaços, alternadamente, evidenciando relações entre os fatos relatados e as personagens neles envolvidas. O narrador deve ser onisciente neutro, o que significa que ele deve dominar todo o universo ficcional, mas não deve fazer comentários explícitos acerca do que apresenta. Sua onisciência neutra deve deixar no leitor a impressão de que a história se desenvolve por conta própria.
Outras informações sobre Espaço e Ambiente
“Às vezes, a crítica denomina ESPAÇO apenas o espaço físico, reservando o termo AMBIENTE para a intersecção (...) entre os espaços físicos, sociais e psicológicos. No ambiente, aparecem, além do lugar em que se desenrola a ação, características sociais (conceitos filosóficos, antropológicos, sociais, religiosos, etc.) da época em que se desenvolve a história, e características psicológicas das personagens. O ambiente pode refletir a atmosfera psicológica vivida pela personagem: a personagem está feliz e essa felicidade se extravasa no ambiente, com descrição de luminosos jardins com flores e perfumes. Essa mesma descrição pode estar em contraste com a atmosfera psicológica da personagem, realçando suas carências amorosas. O ambiente não serve apenas para situar a personagem em sua época, podendo ser um elemento útil à continuidade do conflito, constituindo índices – isto é, informações reveladoras de acontecimentos futuros -, contribuindo assim para acentuar a atmosfera dramática: o ambiente escuro, por exemplo, pode ser índice de um acontecimento trágico, que ocorrerá a seguir”.(Introdução à análise da narrativa, de Benjamim Abdala Júnior, Editora Scipione)
2.
Agora, considere dois tipos de tempo: o tempo cronológico e o tempo psicológico. O primeiro mostra uma sucessão cronológica de eventos (a personagem está com 15 anos, depois com 16, depois com 17...) que pode ser explicitada pelo narrador ou deduzida pelo leitor. O tempo psicológico evidencia a dimensão humana do tempo, o que significa que no tempo psicológico o tempo cronológico é distorcido em função das vivências subjetivas das personagens.
Segundo Benjamim Abdala Júnior (na obra citada), no tempo psicológico, “uma personagem, na possibilidade iminente de morrer, pode concentrar em poucos segundos boa parte dos acontecimentos essenciais de sua vida; se ela está aguardando ansiosa o surgimento de uma outra personagem, o tempo cronológico parece não passar. Em sentido inverso, se a personagem estiver absorta numa determinada atividade, o tempo parece transcorrer rapidamente.”
PROPOSTA 2
Crie uma situação em que determinada personagem reviva os últimos dois anos de sua vida no período de trinta minutos, aproximadamente. Neste caso, a narrativa deve estar em primeira pessoa e o narrador deve ser o protagonista da ação. Ele narra fatos relacionados com ele mesmo, do modo como os vivenciou. Este ponto de vista localiza-se num centro fixo, o da personagem protagonista, registrando suas percepções, sentimentos e pensamentos.
3.
Trabalhe, nessa próxima proposta, com a segmentação do texto em relação à época da narrativa.
PROPOSTA 3
Conceba duas épocas distintas e crie uma personagem que, de algum modo, transite por esses dois momentos. O tempo psicológico pode ser um forte aliado no desenvolvimento dessa proposta, ou, se preferir, você pode optar pela ficção científica, concebendo meios novos e ainda inexistentes de se viajar pelo tempo. O foco narrativo deve estar em primeira pessoa, mas este narrador deve ser uma personagem de expressão menor na ação, alguém que relate os fatos ocorridos com personagens centrais, não com ele. É apenas testemunha dos acontecimentos importantes que conta. Por isso, só consegue narrar o que viu ou descobriu, sem penetrar na consciência das personagens.
SAIBA:
O objetivo
Abrir espaço para a discussão de elementos da narrativa e exercitar a redação por meio da aplicação de técnicas freqüentes na produção de histórias.Elementos da narrativa que devem ser bem compreendidos para uma realização satisfatória da proposta:
1. Tempo cronológico
2. Tempo psicológico
3. Foco narrativo:
- em terceira pessoa: Onisciência neutra
- em primeira pessoa: eu-protagonista/ eu-testemunha
4. Espaço e ambiente
Aviso
Para os dias determinados à realização das propostas, você deverá trazer um esquema (apenas) do que vai narrar, previamente elaborado.