Gênero: Dissertativo/Argumentativo
Essa atividade de produção textual é composta por 3 exercícios. O primeiro deveria ser feito em casa (no entanto, muitos alunos não realizaram a tarefa e acabaram fazendo as três atividades durante os 75 minutos da aula) e os outros dois em classe:
I. Desenvolvimento de parágrafos argumentativos a partir de texto lido e discutido em classe
1. Dando continuidade ao trabalho com o desenvolvimento da argumentação, foi lido e rapidamente discutido com os alunos o trecho de uma entrevista concedida por Francisco Salzano, presidente da Sociedade Brasileira de Genética. O objetivo foi identificar as idéias defendidas por ele sobre clonagem reprodutiva e construção de seres humanos planejados, bem como a argumentação apresentada pelo geneticista.
2. Em casa, os alunos teriam que realizar uma produção bastante dirigida: completar o desenvolvimento de três parágrafos propostos de forma coerente e coesa. Em um deles deveriam apresentar os argumentos contrários à construção de seres humanos planejados e, em outro, os favoráveis à construção, baseando-se na idéias de Salzano presentes na entrevista. (ver fragmento da entrevista e proposta a seguir).
Um geneticista de opiniões polêmicaS
Sempre que se fala dos avanços da genética, alguém levanta o fantasma da fabricação de exércitos de clones, eugenia [ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento genético da espécie humana]. Como o senhor responde a essa crítica?
— A clonagem reprodutiva é um negócio completamente louco. É complicadíssima. É muito mais fácil, muito mais gostoso fazer filhos pelo método natural. É impossível imaginar que se possa montar uma fábrica para produzir um exército de clones, mesmo com todo o progresso que a ciência vem tendo. A clonagem reprodutiva só faz sentido para casais com problemas. Aí sim é eticamente aceitável.Mas, no futuro, os pais não poderiam querer desenhar seus filhos, talvez com olho azul, com o auxílio da genética? Qual seria o limite de abordagens desse tipo?
— O limite é o conhecimento. Provavelmente nunca chegaremos ao nível de conhecimento que permita desenhar uma pessoa de maneira tão detalhada. Mas é o tal negócio: se uma pessoa tem um filho de 4 anos, ela não vai jogá-lo numa escola qualquer. Vai procurar uma escola que proporciona à criança o máximo de rendimento intelectual, de personalidade. Por que, então, há tanta resistência à idéia de também se proporcionar a
essa criança o melhor material genético possível? Se um pai pode se esforçar para que o ambiente do filho seja o melhor possível, por que não poderia fazer o mesmo com o material genético da criança? Muita gente acha que o material genético tem que vir do acaso. É um absurdo. Uma coisa é a vida. Outra coisa é a qualidade de vida. Dizer que uma pessoa com uma anormalidade genética, seja lá de que tipo for, tem qualidade de vida igual à de outra pessoa sem esse problema é fazer um pouco de conta. Falar em eugenismo virou um insulto, uma coisa horrorosa. Mas isso precisa ser relativizado, ver até onde a gente pode influir e até onde não pode. Sabemos que indígenas brasileiros matavam as crianças que nasciam defeituosas, o que era natural dentro de seu contexto cultural.Mas, culturalmente, hoje essa medida é difícil de ser aceita por nós.
— É verdade. Mas, para a cultura deles, era perfeitamente aceitável. Até onde vai o que é aceitável e o que não é está fundamentalmente relacionado com os princípios desenvolvidos ao longo do tempo, princípios que também têm que ser modificados à medida que a gente obtém novos conhecimentos. Conhecimento é poder. Essa é uma frase que a gente sempre ouve. Então conhecimento tem que ser aplicado. (...)Revista Pesquisa - Fapesp, visitado em 29 de outubro de 2006
Produza um texto tendo por base a idéia de que os avanços da genética possibilitarão a construção de seres humanos planejados. Mostre um argumento contrário a essa prática e um favorável (baseado na idéia de Salzano).
Com os avanços da genética, o ser humano poderá, no futuro, ********** .A respeito dessa possibilidade, destacam-se duas posturas distintas: enquanto inúmeros pesquisadores *************, cientistas como Francisco Salzano defendem ****************************
Os que se opõem à programação genética de crianças alegam que ********, pois ************.
Já os que são favoráveis a tal programação defendem a idéia por considerar ***************
II. Produção de parágrafos argumentativos a partir de elementos dados
A partir dos elementos oferecidos a seguir, o aluno deveria, durante a aula de produção textual, desenvolver um texto. Como as turmas realizaram a atividade em dias distintos, algumas fizeram a proposta A e outras, a B. A grande preocupação durante a correção deve ser a forma como os argumentos foram desenvolvidos.
A.
Pressuposto: as novas tecnologias contribuirão para aumentar ainda mais a taxa de desemprego.
Argumentos:
• O futuro exigirá trabalhadores cada vez mais preparados.
• Os computadores poderão substituir o homem com total eficiência.
Conclusão: O alto nível de eficiência tecnológica poderá agravar os problemas sociais.B.
Pressuposto: A imprensa deve denunciar com seriedade os casos de corrupção
Argumentos:
• A imprensa é o instrumento mais importante de que dispõe a democracia para combater a corrupção e desvendar suas engrenagens.
• A sociedade precisa receber informações precisas para se sentir capaz de agir.
Conclusão: a imprensa deve apresentar suas denúncias com o máximo possível de provasIII. Desenvolvimento de resposta dissertativa
Tendo como ponto de partida o Manifesto Comunista, já lido e discutido em sala pela professora Dedé (História), foi formulada uma questão a ser respondida durante a aula de produção textual:
“Sob pena de morte, ela [a burguesia] obriga todas as nações a adotarem o modo burguês de produção, constrange-as a abraçar o que ela chama de civilização, isto é, a se tornarem burguesas.” Tendo por base o mundo contemporâneo, pode-se concluir que essa afirmação é válida? Construa sua argumentação a partir de exemplos.