Métodos

 

Para a parte experimental do projeto, os procedimentos foram os seguintes:

Fazer a manutenção de ambos os aquários uma vez por semana. Completá-los com aproximadamente 5 litros de água. Pingar uma gota de azul de metileno (para prevenção contra fungos) e uma gota de desclorificante nesta antes de despejá-la no aquário. Verificar o PH da água e corrigí-lo se necessário. Medir a temperatura desta.

Realizar o acompanhamento dos girinos uma vez por semana. Transferir cinco girinos de um dos aquários para um béquer com água deste mesmo aquário. Pegar um dos girinos do béquer e colocá-lo dentro de um saquinho plástico. Utilizando a régua e a balança, respectivamente, medí-lo e pesá-lo. Observar as patas (ou ausência destas), a comida, a coloração e a região oral de cada um. Terminada a operação, que deve ser rápida e precisa pois os girinos não resistem muito tempo fora do aquário, colocar esse girino em outro béquer com água. Repetir o procedimento com os demais girinos e devolvê-los a seu aquário. Repetir o processo com os 5 girinos do outro aquário. Preencher as tabelas com as medidas e observações dos girinos e os dados relativos à temperatura e PH da água.

Duas vezes por semana despejar respectivamente duas cápsulas, da substância X no aquário A e uma cápsula da substância Y no aquário B.

Alimentar os girinos todos os dias com uma pitada de ração própria para estes.

 

 

 

 

 

Voltar à página inicial