Excel
Linhas e Colunas

  Para ajustar o tamanho de uma coluna ou linha, mova o mouse até a divisão entre uma coluna e outra, ou uma linha e outra. Quando o cursor virar uma barra com duas setas, clique e com o botão esquerdo do mouse pressionado arraste e ajuste o tamanho.

  Outra possibilidade é dar um duplo clique entre uma coluna e outra e estas serão ajustadas automaticamente com base na célula de maior preenchimento (para linhas o procedimento é o mesmo).

   Caso seja necessário definir um tamanho específico para suas colunas e linhas clique no menu Formatar, coluna ou linha e Largura (vide exemplo abaixo).


  Para inserir uma coluna ou uma linha, posicione o cursor no local onde deseja inserir e clique no menu Inserir - Linha ou Coluna (A linha surgirá sempre acima de onde estiver o cursor e a nova coluna sempre à esquerda da coluna onde estava o cursor).

  Para excluir uma coluna ou linha, selecione o item a ser excluido e clique no menu Editar - Exluir, escolha a opção mais adequada e clique em ok.

  Para copiar ou recortar uma linha ou coluna, selecione a área desejada e clique no menu em Editar - Copiar ou Recortar. Clique com o mouse onde deseja colar a linha ou coluna e clique em Editar - Colar.

  Para ocultar linhas e colunas, selecione as linhas ou colunas que você deseja ocultar. No menu Formatar, aponte para Linha ou Coluna e, em seguida, clique em Ocultar.

  Para exibir colunas ou linhas ocultas, selecione as células na linha acima e na linha abaixo das linhas ocultas ou as células na coluna à esquerda e na coluna à direita das colunas ocultas. No menu Formatar, aponte para Linha ou Coluna e, em seguida, clique em Reexibir.

Dica: Se a primeira linha ou coluna de uma planilha estiver oculta, clique em Ir para no menu Editar. Digite A1 na caixa Referência e, em seguida, clique em OK.
Aponte para Linha ou Coluna no menu Formatar e, em seguida, clique em Reexibir.

SEQÜÊNCIA
  Para introduzir uma seqüência (ex. de dias da semana), digite Domingo em uma célula. Posicione o mouse no canto direito inferior desta célula. O mouse apresentará o formato de uma cruz preta.
Com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste sobre as células na direção em que deseja criar a seqüência. Isto vale para qualquer seqüência.

  Se você deseja incluir uma seqüência personalizada, vá em Ferramentas - Opções. Clique na pasta Listas. Digite sua lista na caixa da direita e clique em Adicionar, OK.


CLASSIFICAR UM BANCO DE DADOS
   A opção de classificar permite que o programa Microsoft Excel organize os dados de uma planilha em ordem alfabética, numérica ou cronológica.

Para classificar um banco de Dados, selecione todos os registros (veja exemplo abaixo).

  Em seguida clique em menu Dados e então na opção Classificar e a seguinte janela surgirá:

  É possível classificar colunas também a partir dos ícones

Classificação Crescente
Classificação Decrescente

Basta selecionar a coluna desejada e pressionar um dos ícones acima.