FÍSICA 2º ano

Colégio Santa Cruz

AVALIAÇÃO

A avaliação de física é realizada a partir de pelo menos dois instrumentos: atividades formais e avaliação processual. As atividades formais (que podem ser combinadas com um trabalho optativo nas unidades pares) constituem 80% da avaliação. Para obter o conceito final do aluno, considera-se também seu envolvimento com o curso, expresso numa avaliação de processo.

ATIVIDADES FORMAIS

As atividades formais podem ser teóricas (realizadas nas salas de aula) ou experimentais (realizadas no laboratório). As provas teóricas visam avaliar as habilidades dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas (abertos e fechados), exercícios e testes de conhecimento. As atividades experimentais são realizadas em laboratório, e tem por objetivo avaliar a compreensão de textos técnicos (leitura e interpretação de manuais e protocolos), o domínio da linguagem da física experimental, as habilidades sociais, e a autonomia dos alunos em tomar decisões, além dos objetivos apontados para a parte teórica. A soma das notas das provas teóricas e experimentais é trinta pontos. Para obter a média final das atividades formais, basta dividir a nota total alcançada nessas provas por três.

Onde:

Pr é a média das provas;

Pi é a nota de cada uma das provas;


Além dessas atividades escritas, nas unidades pares ainda há a possibilidade da realização de trabalhos (optativos) pelos alunos interessados e que possuam pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da nota de processo. Estes trabalhos devem ser apresentados na forma de um texto escrito para os professores e um seminário para a classe. A estes trabalhos serão atribuídas notas de zero a dez que serão somadas às notas das demais atividades . Neste caso, a média das atividades formais passa a ser:

Onde:

Pr é a média das provas;

Pi é a nota de cada uma das provas;

T é a nota do trabalho.


AVALIAÇÃO PROCESSUAL

A avaliação processual vale vinte por cento da média final e envolve a realização das tarefas propostas (lição de classe e de casa, experimentos, etc.), a freqüência às aulas, a pontualidade, a "participação" nas aulas, a qualidade do registro das mesmas, etc. Formalizando, podemos escrever que a média (P) é calculada da seguinte maneira:

Onde:

Pr é a média das "provas" e trabalho (de zero a dez)

Pç é a nota de participação (de zero a dois).


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