Introdução

 

Anfíbios

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a viver fora d’água. São conhecidos por passarem parte de suas vidas na água (parte larval) e parte no meio terrestre (parte adulta). São portanto uma classe intermediária entre os vertebrados aquáticos e os terrestres.

Os anfíbios se originaram dos peixes pulmonados. A maioria dos seres dessa classe vive em zonas quentes (mas existem espécies em regiões setentrionais e no alto das montanhas).

A classe Amphibia pode ser subdividida entre as ordens: urodela, gimnofiana e anuros.

 

 

Urodela

As principais características dessa ordem são: corpos alongados, com dois pares de patas e cauda. É representada pela salamandra.

 

 

Gimnofiana

Os animais, como as cobra-cegas, pertencentes a essa ordem possuem corpo em formato de verme e não possuem patas o que leva a serem também chamados de ápodes (á-sem, podes-patas)

 

 

Anuros:

Levam esse nome por não possuírem caudas. Outras características marcantes são: os pertencentes dessa ordem, tais como sapos, rãs e pererecas, não têm pescoço, possuem patas dianteiras curtas e traseiras bem desenvolvidas que servem para saltar.

Os anuros são mais antigos que os homens, as rãs já conviviam com os dinossauros e portanto já existiam antes dos primeiros mamíferos.

A rã-touro, pertencente a essa ordem, é o núcleo de nosso projeto.

 

cartola.gif (3594 bytes)

 

 

Voltar à página inicial