Descrição

Os cinco grupos temáticos (com aproximadamente 50 professores em cada um) foram conduzidos por coordenadores que prepararam uma breve exposição sobre o tema, visando desencadear as reflexões; em parceria com suas respectivas equipes de apoio, orientaram as diferentes dinâmicas e elaboraram a sinopse dos principais pontos discutidos pelos participantes de seu grupo, bem como de suas questões, propostas ou projetos.
Grupo 1
TEMA – EXPERIÊNCIA
Memória e narrativas de aprendizagem; conteúdo e conhecimento.
Coordenadora: Cristine Conforti
Equipe de apoio: Alejandro Miguelez, Ellen Rosenblat, Heloísa Moreira, Lúcia Wajskop, Sônia Barreto, Vicente Valery
Grupo 2
TEMA – AUTONOMIA DO PROFESSOR E CURRÍCULO
Campos disciplinares e suas rupturas; do institucional à subjetividade; interações disciplinares – perdas e ganhos.
Coordenadora: Mônica Torkomian.
Equipe de apoio: Ana Cláudia Smaira, Ina Nunes, Kelly Araújo, Paulo Afonso, Regina Clara
Grupo 3
TEMA – IDEOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES
O currículo; as relações humanas; o exercício da diferença e a necessidade de escolhas; o contexto da escola no contexto social amplo.
Coordenador: Marco Cabral
Equipe de apoio: Ana Paula Marquese, Luciana Soldi, Marcela Haddad, Orlando Joia, Silvio Hotimski, Rafael Palomino
Grupo 4
TEMA – AVALIAÇÃO
O ideal e a práxis; excelência e inclusão; o objetivo e o imponderável; a avaliação da escola e na escola.
Coordenadora: Joana França
Equipe de apoio: Andrea Frigo, Milou Sequerra, Mitiko Aoki, Ricardo Mesquita, Rodrigo Liegel, Virgínia Villaça
Grupo 5
TEMA – CONVITE À POIESIS
A redescoberta da artesania; protagonismo em equipe.
Coordenador: Moisés Zylbersztajn
Equipe de apoio: Cristiane Motta, José Luís Pastore Melo, Lucia Magalhães, Helenice Sales, Reinaldo Espinosa e Karen Fossa.
Síntese Plenária
Apresentação das questões essenciais de cada grupo pelo coordenador, seguida de debate pela assembleia de educadores, conduzida por Fábio Aidar (diretor geral) e Cristine Conforti (diretora pedagógica).