IV Congresso do Colégio Santa Cruz jan/17

O 4º Congresso do Colégio Santa Cruz, realizado em 23 e 24 de janeiro, alterou o formato dos últimos anos. Optamos por iniciar com a apresentação dos currículos e projetos educacionais pelos diretores de cursoEducação Infantil: Helenice Simões de Salles;
Ensino Fundamental 1: Sônia Pereira Barreto;
Ensino Fundamental 2: Ricardo Mesquita;
Ensino Médio: Marina Nunes;
Cursos Noturnos: Orlando Jóia.
, abrindo a todos os educadores as páginas do complexo e extenso livro pedagógico do Colégio. Embora sucintas, as apresentações deram conta de expor as qualidades e as diferenças de suas propostas, que traduzem um projeto coeso, alinhado e coerente aos princípios que identificam a escola em seus 65 anos de atuação.

O segundo dia se estendeu em seminários temáticos, no período da manhã, seguidos pela síntese, em plenária, dos pontos essenciais discutidos e propostos pelos diferentes grupos.

Esta revista reúne as propostas de reflexões de cada grupo e apresenta, ao final, a síntese das reflexões em assembleia.

Descrição

Descrição dos seminários

Os cinco grupos temáticos (com aproximadamente 50 professores em cada um) foram conduzidos por coordenadores que prepararam uma breve exposição sobre o tema, visando desencadear as reflexões; em parceria ...

Experiência

Experiência

Grupo de Trabalho 1

A proposta para o grupo temático sobre Experiência partiu de dois conceitos de Walter Benjamin. O primeiro deles enuncia que conhecimento é a ...

A crise da educação?

A escola contemporânea, em termos globais, parece em crise, considerando as contradições entre o conceito de educação, cada vez mais diluído, e os discursos homogêneos sobre a organização da escola pautada...

Os professores narradores

Os professores são sujeitos de experiência que compartilham perguntas, buscas e narrativas. O roteiro se realizou sobre essa ...

Considerações dos professores

Equilíbrio. O professor é agente e paciente do tempo contraído (compactado). Cabe a ele buscar preservar um tempo de ..
Autonomia

Currículo

Grupo de Trabalho 2

A temática da autonomia do professor ganha relevância em um momento em que se discute a aprovação, para todo o Brasil, de uma base nacional ...

Núcleo comum em diálogo com eletivas, optativas e projetos interdisciplinares

O grupo considera saudável a criação e a implementação de disciplinas dinâmicas, instigantes e de fronteiras mais flexíveis, como as optativas e ...

Professor: autonomia e autoria

Segundo o dicionário, autonomia é a aptidão ou a competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios. Trata-se do direito ao livre arbítrio, que faz com que qualquer indivíduo esteja apto para tomar ...

Currículo prescrito e currículo em ação

A discussão desse subgrupo partiu do consenso sobre a importância de haver um currículo prescrito pela escola, que funcione como um norteador, um guia. O grupo percebe, entre as expectativas da instituição traduzidas pelo currículo prescrito ...
Ideologia

Ideologia

Grupo de Trabalho 3

Em 399 a.C., a cidade de Atenas assistiu à condenação de um de seus mais célebres pensadores. Sócrates, aos 70 anos de idade, enfrentou a ...

O desenvolvimento

O encontro de professores do Santa Cruz acontece em um momento de crise política, com contínua problematização relativamente aos partidos, do parlamento e de ...

Novas questões e possíveis ações

Nesse clima, com a política institucional abalada e com a preocupante polarização política, aparecem novas questões, antes consideradas "exteriores" ...
Avaliação

Avaliação

Grupo de Trabalho 4

Avaliação e currículo estão intrinsecamente ligados. Como a função da escola é promover o desenvolvimento global de seus alunos ...

A diversificação das estratégias e instrumentos de avaliação

Será que avaliamos o que elencamos como nossos objetivos educacionais prioritários? Quais são as características do aluno que queremos formar? Como garantir maior coerência entre esses objetivos mais amplos e o que avaliamos de fato? Como evidenciar e colocar em prática os princípios de ...

O papel do erro na aprendizagem escolar

O que a prática cotidiana do professor ilumina do processo de aprendizagem do aluno? Como trabalhar a conotação negativa dos erros? Como propiciar um um percurso avaliativo em que o aluno se sinta mais seguro para ousar, errar e recriar durante a sua trajetória ...

A autorregulação do ensino e da aprendizagem, o papel dos feedbacks e a constituição da identidade do aluno

Como evitar a confusão entre resultado e representação de si? Será que há um ...
Síntese

Síntese

A partir das discussões realizadas, percebe-se que há movimentos em todos os cursos do Colégio, no sentido de rever a forma como avaliamos. No entanto, existe também a percepção de que há muito a ser feito, já que a avaliação é um ponto nevrálgico do processo escolar e tem estreita relação com o currículo. Um aspecto apontado pelos professores que discutiram o primeiro subtema foi o da "cultura da nota", isto é, alunos ...
Poiesis

Poiesis

Grupo de Trabalho 5

Convite à Poiesis. A construção que acontece na nossa cabeça frequentemente é mais significativa quando acompanhada de uma ...

A condução da discussão

Decidimos propor inicialmente uma oficina em que os professores lidariam com uma situação do tipo "mão na massa", com um problema verdadeiro ...

Roda de conversa

Questões e observações levantadas com a atividade prática. Sobre o protagonismo do aluno. Na atividade prática, a avaliação é compartilhada ...
Síntese

Plenária

O Congresso é um momento de provocação, mas também de inspiração. Em todos os grupos, expressa-se a receptividade à mudança. Levaremos os ecos desses dias para os planejamentos, em um processo contínuo. As ideias ...

Síntese

Referências bibliográficas

Seguem indicações de leituras sobre os temas abordados.

Galeria de fotos

Galeria de fotos

Veja algumas imagens do IV Congresso do Colégio Santa Cruz.

Expediente

Expediente

Revista Digital do Congresso do Colégio Santa Cruz.
Ano 1. Volume 1.