O 4º Congresso do Colégio Santa Cruz, realizado em 23 e 24 de janeiro, alterou o formato dos últimos anos. Optamos por iniciar com a apresentação dos currículos e projetos educacionais pelos diretores de cursoEducação Infantil: Helenice Simões de Salles;
Ensino Fundamental 1: Sônia Pereira Barreto;
Ensino Fundamental 2: Ricardo Mesquita;
Ensino Médio: Marina Nunes;
Cursos Noturnos: Orlando Jóia., abrindo a todos os educadores as páginas do complexo e extenso livro pedagógico do Colégio. Embora sucintas, as apresentações deram conta de expor as qualidades e as diferenças de suas propostas, que traduzem um projeto coeso, alinhado e coerente aos princípios que identificam a escola em seus 65 anos de atuação.
O segundo dia se estendeu em seminários temáticos, no período da manhã, seguidos pela síntese, em plenária, dos pontos essenciais discutidos e propostos pelos diferentes grupos.
Esta revista reúne as propostas de reflexões de cada grupo e apresenta, ao final, a síntese das reflexões em assembleia.

Descrição dos seminários
Os cinco grupos temáticos (com aproximadamente 50 professores em cada um) foram conduzidos por coordenadores que prepararam uma breve exposição sobre o tema, visando desencadear as reflexões; em parceria ...

Experiência

A proposta para o grupo temático sobre Experiência partiu de dois conceitos de Walter Benjamin. O primeiro deles enuncia que conhecimento é a ...

A crise da educação?

Os professores narradores

Considerações dos professores

Currículo

A temática da autonomia do professor ganha relevância em um momento em que se discute a aprovação, para todo o Brasil, de uma base nacional ...

Núcleo comum em diálogo com eletivas, optativas e projetos interdisciplinares

Professor: autonomia e autoria

Currículo prescrito e currículo em ação

Ideologia

Em 399 a.C., a cidade de Atenas assistiu à condenação de um de seus mais célebres pensadores. Sócrates, aos 70 anos de idade, enfrentou a ...

O desenvolvimento

Novas questões e possíveis ações

Avaliação

Avaliação e currículo estão intrinsecamente ligados. Como a função da escola é promover o desenvolvimento global de seus alunos ...

A diversificação das estratégias e instrumentos de avaliação

O papel do erro na aprendizagem escolar

A autorregulação do ensino e da aprendizagem, o papel dos feedbacks e a constituição da identidade do aluno

Síntese

Poiesis

Convite à Poiesis. A construção que acontece na nossa cabeça frequentemente é mais significativa quando acompanhada de uma ...

A condução da discussão

Roda de conversa

Plenária
O Congresso é um momento de provocação, mas também de inspiração. Em todos os grupos, expressa-se a receptividade à mudança. Levaremos os ecos desses dias para os planejamentos, em um processo contínuo. As ideias ...


